Pular para o conteúdo principal

Confira os 20 melhores filmes para você assistir


Os 20 melhores filmes para VOCÊ  ASSITIR


Selecionamos 20 longas-metragens (nacionais e internacionais) que têm sido aguardados, assistidos e comentados nos últimos tempos.

Vamos tentar manter o texto livre de spoilers para que você possa conferir as nossas dicas de filmes e se surpreender também. A lista será atualizada ao longo do ano com as melhores novidades, por isso fique atento, combinado?

1. Aves de Rapina

Frame do filme Aves de Rapina 2020.

Em um mundo cada vez mais atento ao empoderamento feminino, o universo da DC Comics começou o ano de 2020 com um filme sobre a libertação de Arlequina.

Aqui a personagem, normalmente louca de amor e submissa ao Coringa, acabou de se separar do vilão. Perante uma verdadeira crise de identidade, ela precisa batalhar para conquistar a sua independência e achar o seu lugar no mundo.

De formas bastante inusitadas, a protagonista descobre o poder da cooperação entre as mulheres e acaba lutando do mesmo lado que Caçadora, Canário Negro e Renee Montoya, as Aves de Rapina. Com direção de Cathy Yan, o longa-metragem foi lançado em fevereiro de 2020.

2. Mulan

Frame do filme Mulan 2020.

O filme norte-americano de aventura e fantasia é uma adaptação live-action de um dos filmes mais amados e inspiradores da Disney: Mulan (1998).

Baseado no inesquecível filme de animação e também na lenda tradicional chinesa que o inspirou, o longa-metragem dirigido por Niki Caro tem sido muito aguardado por fãs de todo o mundo. O lançamento do filme está previsto para março de 2020.

3. Parasita

Frame do filme Parasita

O filme de suspense sul-coreano dirigido por Bong Joon-ho foi lançado no Festival de Cinema de Cannes, onde venceu a Palma de Ouro.

Desde aí, Parasita tem despertado a curiosidade de espectadores pelo mundo inteiro e chegou aos cinemas brasileiros em outubro de 2019. No Oscar de 2020, o longa sul-coreano foi o grande vencedor da noite, arrecadando os prêmios de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Filme Estrangeiro.

Refletindo sobre temas como a pobreza, o desemprego e as desigualdades sociais extremas, a narrativa segue os esforços de uma família humilde para se "infiltrar" em uma mansão da área e conseguir emprego lá.

Já assistiu? Então conheça a análise completa do filme Parasita.

4. Marighella

Frame do filme Marighella.

Não podemos esquecer de Marighella, um filme nacional dirigido por Wagner Moura. Com base na obra biográfica O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo, escrita por Mário Magalhães, o longa-metragem conta a história de Carlos Marighella.

O guerrilheiro, político e escritor brasileiro foi uma figura fundamental da resistência contra a ditadura militar e acabou sendo assassinado pelo regime.

Por causa da narrativa e também dos posicionamentos políticos que o filme assume, o longa-metragem tem estado envolto em controvérsias. Embora esteja fazendo sucesso internacional, o público brasileiro continua aguardando o seu lançamento, que está marcado para maio de 2020.

5. Democracia em Vertigem

Frame do filme Democracia em Vertigem

O segundo filme brasileiro da nossa lista é um documentário dirigido por Petra Costa, que foi produzido e distribuído pelo Netflix, e tem estado no centro das atenções internacionais desde que foi lançado, em junho de 2019.

Trata-se de uma análise política, que parte da visão da própria diretora, e que segue os mandatos dos antigos presidentes Luiz Inácio "Lula" da Silva e Dilma Rousseff.

O documentário se foca mais profundamente no processo de impeachment de Rousseff e nos acontecimentos políticos e sociais que ele acarretou. O filme foi projetado pela primeira vez no Festival de Cinema de Sundance, que aconteceu em janeiro de 2019.

Frame do filme Judy: muito alem do arco-iris.

Baseado no musical da Broadway O Fim do Arco-Íris, escrito por Peter Quilter, o longa-metragem conta a história da lendária atriz Judy Garland.

A estrela pertenceu à “Era de Ouro” de Hollywood e começou a carreira durante a infância, com sucessos como O Mágico de Oz (1939). Com direção de Rupert Goold, Judy retrata vários episódios da vida atribulada de Garland.

O filme foi lançado, nos Estados Unidos, em setembro de 2019 e já venceu várias premiações, com destaque para o Oscar de Melhor Atriz recebido por Renée Zellweger, no papel da protagonista.

7. Sonic - O Filme

Frame de Sonic- O Filme 2020.

Sonic the Hedgehog, no título original, conquistou todas as atenções mesmo antes de ser lançado. O filme de ação e comédia é inspirado na série de jogos da SEGA que marcou a infância de muitos de nós.

Assim, quando as primeiras imagens do longa-metragem chegaram à internet, os fãs ficaram bem desapontados com os efeitos visuais. No final de 2018, os responsáveis pelo filme resolveram mudar o design dos personagens e adiar o lançamento.

Bem mais fofinho e parecido com o protagonista dos jogos, o ouriço azul chegou aos cinemas norte-americanos em janeiro de 2020 e aos brasileiros no mês seguinte.

8. História de um Casamento

Frame do filme História de um Casamento

História de um Casamento é uma comédia dramática norte-americana com roteiro e direção de Noah Baumbach.

O enredo segue o processo de divórcio entre Nicole (Scarlett Johansson) e Charlie (Adam Driver), uma atriz e um diretor de cinema.

O filme retrata as dificuldades de uma separação, as brigas do casal e as relações familiares que são alteradas de maneira drástica.

História de um Casamento foi distribuído pelo Netflix e ficou disponível para visualização em dezembro de 2019.

9. O Escândalo

Frame do filme O Escandalo

Com o título original Bombshell, o longa-metragem foi dirigido por Jay Roach e escrito por Charles Randolph, com base em acontecimentos reais.

Em plena época do Movimento Me Too, o filme conta o caso de Roger Ailes, antigo CEO da emissora Fox News que esteve no centro de inúmeras acusações de assédio sexual.

A história é contada a partir da perspectiva de três mulheres que se uniram para denunciar a situação. O Escândalo foi lançado em dezembro de 2019 e chegou ao Brasil em janeiro de 2020.

10. Adoráveis Mulheres

Frame do filme Adoráveis Mulheres

Dirigido e escrito por Greta Gerwig, o filme norte-americano de drama é a oitava adaptação cinematográfica do romance Mulherzinhas (1868), de Louisa May Alcott.

Passada no século XIX, a narrativa conta a história das irmãs March e o modo como elas vivem e crescem juntas, depois da Guerra Civil Americana.

Adoráveis Mulheres foi lançado, nos Estados Unidos, em dezembro de 2019 e chegou ao Brasil em janeiro de 2020.

11. Coringa

Coringa na frente do espelho.

O filme norte-americano de suspense psicológico foi, sem dúvida, um dos mais esperados pelo público. Dirigido por Todd Phillips, o longa-metragem dá uma nova vida ao icônico vilão da DC Comics, o Coringa.

Desta vez, o famoso personagem é interpretado por Joaquin Phoenix, que venceu o Oscar de Melhor Ator em 2020, pelo papel. A narrativa acompanha o difícil passado do personagem e o longo processo que o transformou no rival de Batman, se focando em temáticas emergentes como as lutas sociais e os problemas de saúde mental.

Coringa foi lançado em outubro de 2019 e chegou ao Brasil na mesma data.

12. Era uma vez em... Hollywood

Imagem do filme Era uma vez em... Hollywood

O longa-metragem de Quentin Tarantino, criador de obras extremamente populares como Pulp Fiction: Tempo de Violência e Kill Bill, também acontece no mundo do cinema.

A ação se desenrola na cidade de Los Angeles, durante a década de 60, e acompanha as aventuras e desventuras de um ator e seu dublê: Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) e Cliff Booth (Brad Pitt).

Ambos estão lutando para alcançar o sucesso na indústria cinematográfica, no final da "era de ouro" de Hollywood. A comédia dramática foi lançada em Cannes, tendo chegado aos cinemas brasileiros em agosto de 2019.

Você adora Quentin Tarantino? Então confira a nossa análise do universo cinematográfico do diretor.

13. A Vida Invisível

Frame do filme A Vida Invisível

Dirigido por Karim Aïnouz, o longa é baseado no romance A Vida Invisível de Eurídice Gusmão (2016), da escritora Martha Batalha.

Seguindo a história de duas irmãs que foram separadas pelas circunstâncias da vida, a narrativa se foca em Eurídice, uma mulher octogenária interpretada pela incomparável Fernanda Montenegro.

Quando encontra as cartas de Guida, a irmã que sumiu muitos anos antes, a protagonista é conduzida a uma reflexão sobre o conservadorismo e a opressão das mulheres numa sociedade patriarcal.

O filme foi exibido no Festival de Cannes, onde venceu o prêmio principal da Mostra Um Certo Olhar, e chegou os cinemas nacionais em novembro de 2019.

Para ver um resumo e análise crítica sobre o filme, leia: Filme A vida invisível.

14. Bacurau

Imagem do filme Bacurau.

Bacurau é um filme de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles que atravessa vários gêneros como a ação, o drama, a ficção científica e até o terror, tendo também uma forte inspiração no cinema de faroeste.

O longa-metragem brasileiro é passado em uma pequena cidade do nordeste, onde os cidadãos vivem em condições precárias e parecem ter "desaparecido do mapa".

A história se configura como uma alegoria da realidade nacional, denunciando a corrupção e a falta de políticas públicas, ao mesmo tempo que traça um retrato da resistência popular.

O filme foi lançado em maio de 2019, no Festival de Cannes, onde arrecadou o Prêmio do Júri; três meses depois, chegou aos cinemas no Brasil.

Para conhecer tudo sobre a obra, conheça a análise completa do filme Bacurau.

15. Dor e Glória

Imagem do filme Dor e Glória

Com o título original Dolor y Gloria, o filme espanhol de drama é um longa-metragem do gênio Pedro Almodóvar.

Este tem sido apontado pela crítica como um dos filmes de Almodóvar com maior teor autobiográfico. A história se foca na vida e obra de um diretor de cinema de meia idade, Salvador Mallo, interpretado por Antonio Banderas.

Lançada em março de 2019, na Espanha, a narrativa cinematográfica competiu pela Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes e chegou no Brasil em junho do mesmo ano.

16. O Irlandês

Frame do filme O Irlandês

O Irlandês marca o regresso de Martin Scorsese, um dos maiores nomes do cinema norte-americano, com mais um filme que gira em torno do mundo do crime.

Com roteiro de Steven Zaillian, baseado no livro de memórias escrito pelo advogado Charles Brandt, o longa-metragem conta a história real de Frank Sheeran, "o Irlandês".

Interpretado por Robert De Niro, o personagem foi um sindicalista que começou a trabalhar com a máfia e se tornou assassino.

O filme foi lançado em setembro de 2019, no Festival de Cinema de Nova Iorque, e um mês depois ficou disponível na plataforma de streaming Netflix.

17. Nós

Imagem do filme Nós

Depois do enorme sucesso de Corra!, o norte-americano Jordan Peele escreveu e dirigiu mais um thriller arrepiante: Nós (Us, no título original).

A narrativa bizarra segue o destino de uma família que começa a ser perseguida por um grupo de criaturas de aparência igual à sua. Esses sósias (ou Doppelgänger) se vestem de vermelho e parecem ter um só objetivo: vingança.

O filme foi lançado em março de 2019, tanto nos Estados Unidos da América como no Brasil.

18. Midsommar - O Mal Não Espera a Noite

Frame do filme Midsommar

Midsommar é um filme de terror norte-americano e sueco que alcançou uma grande popularidade. Com roteiro e direção de Ari Aster, criador de sucessos do gênero como Hereditário (2018), o filme segue um casal de turistas que visita uma pequena cidade sueca.

Dani e Christian estão encarando sérios problemas conjugais quando resolvem participar em uma celebração do solstício de verão, na Suécia. Numa época em que o sol nunca se põe no local, o grupo faz vários rituais que vão se tornando cada vez mais macabros.

O filme foi lançado em julho de 2019, nos Estados Unidos da América e na Suécia, e chegou aos cinemas brasileiros em setembro do mesmo ano.

19. Entre Facas e Segredos

Frame do filme Entre Facas e Segredos

Com o título original Knives Out, o longa-metragem norte-americano de mistério foi escrito e dirigido por Rian Johnson. Tudo começa quando Harlan Thrombey, um escritor de romances policiais, morre em circunstâncias estranhas durante o seu aniversário de 85 anos.

O detetive particular Benoit Blanc é chamado para investigar o crime; os suspeitos principais são os familiares que estavam reunidos na festa de Thrombey.

O filme foi lançado em setembro de 2019, no Festival Internacional de Cinema de Toronto, chegando aos cinemas norte-americanos em novembro e aos brasileiros no mês seguinte.

20. The Farewell

Frame do filme The Farewell

The Farewell é uma comédia dramática norte-americana, com direção e roteiro de Lulu Wang. O longa-metragem narra as reações de uma família que descobre que a avó sofre de uma doença fatal.

Com a carismática rapper e comediante Awkwafina no papel principal, a obra é parcialmente baseada na vida da diretora e foi lançada em janeiro de 2019, no Festival de Sundance.

Comentários